NOTWORKING é um termo que criei para representar o “networking às avessas”. Em outras palavras, ao invés de aumentar o seu valor perante a rede, o profissional desavisado está, na realidade, destruindo o seu próprio valor e o das demais pessoas com quem faz contato.
A boa notícia é que a solução é super simples. Basta que o iniciante no mundo do networking profissional faça alguns sutis mas fundamentais ajustes no seu computador de bordo e os bons resultados virão imediatamente. Vejamos apenas 5 dicas básicas. Começando do mais simples para o mais complexo:
Erro 1: Não ter consigo seus cartões de negócios, principalmente, quando em eventos de networking e negócios em geral.
Correção 1: Baixe o aplicativo gratuito TaqTaq e tenha seu cartão digital sempre em mãos!
Erro 2: Não se manter na mente das pessoas com regularidade e só aparecer para pedir ou vender algo. As vendas são conseqüência do seu valor percebido.
Correção 2: Crie um grupo numa comunidade online, blog, newsletter, escreva artigos e faça palestras. O importante é sempre aparecer no radar dos seus contatos como um especialista na sua área. Ainda que eles não precisem de seus serviços naquele momento, poderão indicá-lo a alguém que precise se você se fizer lembrado regularmente.
Erro 3: Vender ou pedir demais nos primeiros encontros.
Correção 3: Por mais desesperado que você esteja, resista a essa tentação. Ao contrário, apresente sua expertise, proposta única de valor, motivações, diferencial, estórias de sucesso de como você ajudou seus clientes a superarem um momento difícil com seu conhecimento ímpar.
Erro 4: Apenas pensar em tirar valor é um erro clássico. É o tipo do raciocínio “como posso ganhar algo rapidamente sem oferecer nada em troca?” ou ainda “O que eu ganho com isso?”
Correção 4: Que tal começar a conversa com “Como posso servi-lo? O que posso fazer por você?” Tenha sempre um lead a oferecer como forma de testar o contato a espera da reciprocidade imediata.
Erro 5: Faltar com suas promessas, quaisquer que sejam elas. Sua palavra representa sua honra, valor e respeito profissional. Pelos demais e, principalmente, por si mesmo. Confiança requer anos para ser construída mas segundos para ser perdida. Não dê essa oportunidade aos seus concorrentes.
Correção 5: Só assuma compromissos que você pode cumprir. E caso um imprevisto ocorra, comunique imediatamente, peça desculpas pelo ocorrido e procure atender as expectativas na brevidade do possível.
Como podem ver é bem mais simples do que parece! Sua rede de contatos e negócios perceberá essa mudança de atitude de imediato, reagirá positivamente e novos negócios virão. Rumo ao sucesso então!
Cordialmente,
Octavio Pitaluga Neto (cunhou o conceito do CNO mundialmente no Wikipedia)
CNO – Chief Networking Officer