Nossa experiência como CNO – Chief Networking Officer nos ensinou 10 ótimos motivos para que qualquer pessoa, há qualquer tempo passe a atuar como o CNO de sua própria vida. Em verdade, tornar-se um CNO é apenas o inicio de uma jornada fantástica para uma pessoa com códigos e valores únicos e especiais. É uma decisão de estilo de vida. O chamado existe para todos mas apenas alguns o ouvem e atendem ao mesmo. O primeiro passo é sempre o da conscientização. Vejamos então:
- Harmonização do “EU”: na medida em que o CNO gerencia relacionamentos com stakeholders, é imperativo que ele/a esteja totalmente harmonizado consigo mesmo/a para que possa atingir suas metas.
- Aprende a criar rapport (*): É fundamental criar rapport com os stakeholders para que o CNO possa alcançar resultados através deles, com eles e para o bem de todos. (*) rapport é a sensação de sincronização entre duas ou mais pessoas, porque elas se relacionam de forma agradável.
- Melhora comunicação: desenvolve essa habilidade em todos os níveis. Tanto na comunicação interna consigo mesmo quanto na externa com as pessoas nos níveis visual, auditivo e cinestésico.
- Adquire certeza: todas as pessoas possuem em maior ou menor grau uma necessidade de certeza sobre quem são, de onde vem, por onde andam, onde querem chegar e com quem se associam. Esse é um exercício diário do CNO.
- Aprende com a diversidade: na medida em que o CNO se relaciona com muitos stakeholders, com diferentes experiências, conhecimentos, áreas de atuação e necessidades específicas, ele/ela desenvolve uma curva de aprendizado exponencial sobre gestão de pessoas.
- Aumenta sua significância: quanto maior for a network e sua qualidade, maior é a significância do CNO para a mesma e de cada um dos integrantes da network entre si na medida em que todos pertencem a um grupo vencedor.
- Fortalecimento das conexões: quão melhor for a qualidade das pessoas na sua rede de relacionamentos e sua comunicação entre si, melhor será sua qualidade de vida em todos os sentidos. Qualidade prevalece sobre quantidade.
- Amar-se/Amar e ser Amado: pessoas se conectam profundamente por sentimentos e emoções verdadeiras. É impossível alcançar um nível extraordinário de relacionamento com pessoas sem que o CNO ame a si mesmo e demonstre claro e sincero interesse em servir as pessoas ao seu redor. Esse movimento gera reciprocidade dos sentimentos e emoções.
- Crescimento contínuo: o jogo do CNO é ilimitado em todos os sentidos. Ele pode conhecer muitas pessoas no mundo inteiro, seja no mundo real, seja no mundo virtual. Cada pessoa representa uma oportunidade de crescimento. O segredo está na arte de identificar e criar situações de ganhos mútuos, justos e equilibrados entre as partes.
- Contribuição e legado: CNO transborda em si mesmo. Ele não conseguirá reter tudo para si. Dai a necessidade se doar a cada momento. Ao educar, apoiar e contribuir para que as pessoas de sua rede sejam seres humanos cada vez melhores.
Nossa missão nesses artigos é justamente a de conscientizar as pessoas para o conceito do CNO e seus diversos benefícios de ordem pessoal e profissional. Fica o convite permanente para aprofundar seus conhecimentos e aplicar a metodologia de gestão de redes de negócios com resultados na sua vida, carreira, start-up, empresa familiar e unidade de negócios corporativa.
Sucesso!
Octavio Pitaluga Neto
(criador do conceito CNO – Chief Networking Officer globalmente no Wikipedia)